domingo, 2 de janeiro de 2011

Lições do filme "Incontrolável" sobre carreira

O filme "Incontrolável", com Denzel Washington, Chris Pine e Rosario Dawson está em cartaz, em pré-estréia, em vários cinemas pelo Brasil.
Vi o filme ontem e gostei bastante. O filme prende muito pela ação. Mas há um detalhe bem interessante sobre o filme: Ele também nos mostra coisas interessantes para pensar sobre nossa vida profissional. Sobre como guiamos nossa carreira. Que tipo de maquinista você é para esse imenso trem que é sua carreira?

1) Leve a sério seu trabalho, qualquer que seja ele: Todo trabalho é importante e deixar de fazer o que é necessário por preguiça não é o caminho. Se é sua função, faça. Se vai além da sua função mas não há outra pessoa para fazer e você é capaz, faça também. Uma empresa é composta de pessoas e cada função tem sua importância no processo. Uma pequena falha sua, por qualquer motivo, pode botar um trabalho inteiro a perder.

2) Valorize quem leva o trabalho a sério: Num país como o Brasil, especialmente, é muito importante valorizar quem faz sua parte com responsabilidade para que tudo na empresa funcione bem. Quem tem o hábito de procrastinar ou jogar seu trabalho para outros fazerem deve perceber que essas posturas não são toleráveis. Estimular ou ignorar pessoas que agem de forma irresponsável desestimula quem trabalha de forma séria e responsável.

3) Para liderar uma equipe você tem de conhecer bem o trabalho, saber como fazer: Não basta teoria, tem de saber como fazer de fato. Até para conseguir delegar o serviço da faxineira que faz a limpeza de seu apartamento você tem de saber o que espera dela e como o serviço deve ser feito. Deve ter "botado a mão na massa" pra saber como fazer e como não fazer, para ter capacidade de orientá-la. O mesmo vale para tudo. No filme, um exemplo claro disso é o personagem Oscar Galvin.

4)  Um aviso prévio não é nada: Se vc trabalha sério, tem de fazê-lo até o fim, até o último dia de seu trabalho naquela empresa e também em todos os dias de seu trabalho em qualquer empresa que trabalhar. Se está cumprindo aviso, dedique-se intensamente ao seu trabalho como se fosse o primeiro dia naquela empresa.

5) Deixe os problemas pessoais em casa: Uma pequena desatenção e pode não fazer direito o que deveria, por desprender-se dos detalhes. Um exemplo claro no filme é quando o maquinista engata mais vagões do que deveria ao trem, por estar preocupado com um problema familiar.

6) Humildade é essencial: No filme um dos maquinistas age com arrogância, como se apenas base teórica e QI (Quem Indica) fosse suficiente para saber o que fazer. No decorrer da história viu que ainda tinha muito a aprender com os veteranos.

7) Saia da zona de conforto: Se você não exercita a mente, só repete mecanicamente o trabalho, você não cresce. Permita-se pensar, questionar, buscar novas alternativas para resolver problemas.

Sua carreira é como um trem. E você é o maquinista. Os caminhos que ele percorrerá dependem de você e de suas decisões. Para ser realmente bom no que faz é necessário conhecer seu trabalho a fundo e buscar aprender ainda mais.
Na vida, tudo é causa e efeito. Sua carreira também. Ainda que hoje pareça estar tudo bem enquanto você opta pelos caminhos mais fáceis, pelos atalhos da vida, chega um momento em que não funciona mais assim. E se este momento chegar e você for uma pessoa de 40, 50 anos, terá destruído uma vida inteira por ter-se desviado dos problemas, evitado enfrentá-los e amadurecer através desse exercício.

Pense no seu futuro profissional. Ainda há tempo para mudar os rumos do seu futuro. Agora, com um novo ano iniciando, é um ótimo momento para refletir sobre isso.



Vanessa Versiani
Consultora de Imagem Visagista e Palestrante