domingo, 26 de dezembro de 2010

Enterrado Vivo


Um dia desses um amigo viu este filme e veio comentar comigo. Eu não curto cenas muito claustrofóbicas como isso de imagens de dentro de um caixão. Me incomodei até de ver aquela cena da Uma Thurman em Kill Bill 2. Imagina ver um filme inteiro assim! Então meu amigo contou o filme e me pareceu interessante (mas ainda não me convenceu a ver, por causa da claustrofobia). Dois dias depois, dois amigos no Twitter ficam comentando sobre o filme, sobre a atuação de Reynolds... De tanto falatório resolvi ver. Baixei de um site de downloads de filmes pq se eu fosse ver no cinema certeza q ia passar mal.
O filme é tenso desde o primeiro instante. A história gira em torno de um motorista de caminhão (Ryan Reynolds) que foi capturado no Iraque. Quem lhe raptou exige 5 milhões em troca de sua vida. Ele está enterrado num caixão velho em algum lugar no deserto, com um isqueiro, uma caneta e um celular com pouca bateria. E, com esses recursos, terá de se virar para tentar sobreviver.
A atuação de Ryan Reynolds é sensacional.
O filme, que deve ter sido feito com baixo orçamento, é muito interessante. Desde que meu amigo comentou comigo eu pensei em algo similar ao filme "Por Um Fio" (com Collin Farrell), em que toda a trama se desenrola em redor de um telefone público. Em "Enterrado Vivo" passamos 90 minutos "juntos" de Ryan Reynolds dentro de um caixão. E justamente por esta sensação que recomendo ver "Enterrado Vivo" no cinema. Aliás, se o filme passou aqui por Curitiba, saiu, o que é uma injustiça. Tanto filme ruim em cartaz e um filmão desses sai do circuito na cidade. E nem é a primeira vez que isso acontece. Filmes com roteiros monótonos e histórias previsíveis ficam em cartaz enquanto filmes como este estão fora. Devo crer que o público curitibano prefere filmes óbvios e calmos, do tipo sessão da tarde, nos cinemas? Eu acho que Curitiba tem potencial pra coisas bem melhores que filminho morno tipo sessão da tarde.

Vanessa Versiani
Consultora de Imagem Visagista, viajante e cinéfila.
http://vanessaversiani.wordpress.com