sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vera Arruda - Fonoaudiologia e Atendimento Domiciliar

 Home Care - "cuidados no lar".

É uma modalidade de atendimento de saúde domiciliar destinada ao paciente clinicamente estável, que não mais necessita dos inúmeros serviços oferecidos por um hospital, para que este possa ser tratado em sua casa com a privacidade e o carinho de seus familiares.

Quando um membro da família fica doente, a ponto de ficar dependente de cuidados e apoio de terceiros, independente de seu quadro patológico, uma das partes mais graves na realidade do lar é a adaptação da família e do próprio paciente em estabelecer a situação de dependência e a interrupção "parcial" ou completa de suas atividades anteriores.
Por mais que a família diga não se importar em cuidar daquele tão amado parente, o paciente continua a se sentir um peso.
E por mais que a família não reclame, muitas vezes é visível seu estado
de esgotamento físico e / ou mental.

O fonoaudiólogo que realiza o atendimento home care, visa tratar os pacientes com limitações funcionais importantes, buscando manter o seu estado de saúde e/ou minimizar os efeitos causados pela doença, contribuindo dessa forma, para a melhora da sua qualidade de vida e de seus familiares.
Sem dúvida o ambiente familiar reúne as condições físicas, afetivas e sociais que são de extrema importância para a recuperação do paciente.
Os cuidados no domicílio têm como principal característica a humanização do atendimento ao paciente.
O atendimento é personalizado atendendo as necessidades do paciente incluindo também o papel de orientação aos demais membros e cuidadores quanto à dinâmica do processo fonoaudiologico na vida do paciente.

Objetivo: Diminuir risco de internações ou reinternações hospitalares, evitando assim exposição aos riscos do ambiente hospitalar como infecção, depressão etc.

Pacientes que podem receber tratamento em casa:

 Infantil, adulto e idoso:
-Pacientes acamados e/ou debilitados;
-Pacientes sindrômicos;
-Portadores de paralisia cerebral;
-Pacientes pós AVC (acidente vascular cerebral);
-Idosos em geral;
-Pacientes cuja patologia ou condições físicas os impeçam de deslocar-se até o atendimento clínico especializado;
-Pacientes clinicamente estáveis que não mais necessitam dos serviços oferecidos pelos hospitais e que necessitem dar continuidade ao tratamento fonoaudiológico.

O trabalho realizado pelo fonoaudiólogo:

Atendimento as disfagias em geral: mecânicas (decorrentes de alterações orgânicas no trato digestivo) e neurogênicas (decorrentes de alterações neurológicas);
Estimulação do sistema sensório-motor-oral: hiper ou hipotonia de órgãos fonoarticulatórios, paralisia facial, alteração de funções estomatognáticas (respiração oral, deglutição atípica, mastigação ineficiente);
Avaliação e Terapia de linguagem: terapia para afasias, atraso e/ou alterações de linguagem;
Avaliação e Terapia voz: disfonias orgânicas, organo-funcionais e funcionais; Avaliação e Terapia articulação: disartrias, distúrbios articulatórios; Acompanhamento de alterações da audição e processo de adaptação de Próteses auditivas.

Etapas do processo terapêutico:

  • Após conhecimento da patologia através do histórico e documentação de exames, é realizada uma anamnese (uma entrevista minunciosa com o membro da família que responde pelo paciente)

  • Avaliação do paciente;

  • Elaboração do Plano terapêutico

  • Estabelecimento de um contrato de prestação de serviço que inclui preço, horários de atendimento, e previsão de alta;
Devem ser estabelecidos de uma, duas ou até três sessões de terapia por  semana, de acordo com a patologia, com duração de 1 (uma) hora cada.

Vera Arruda
Fonoaudióloga Clinica
Telefones: 21 32758670
21 91853745
Email: vmga2001@hotmail.com
Atendimento somente no Rio de Janeiro