quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Modos de Usar - Hot Pants, Transparências e Barriga de Fora


Verão é tempo de muita pele aparecendo…. e, com as tendências para o próximo, já estou imaginando o monte de desastres fashion que verei por aí, de gente que quer a todo custo usar as tendências mas não as adequa ao seu próprio biotipo, idade e estilo.
Neste texto vou falar das tendências femininas. É delas que tenho mais medo pois o risco de cair no piriguetismo, na vulgaridade, é imenso. No caso dos homens, é mais provável que a maioria nos mate de tédio usando as mesmas coisas, sem investir em tendências, por isso vou tentar falar um pouco das tendências masculinas em outro texto, para motivá-los a usar coisas mais interessantes e atuais.
Hot Pants:
São esses shortinhos bem curtos, que lembram trajes de pin up.
Em nome do bom gosto, evite usar hot pants com blusas transparentes ou que deixem a barriga de fora, assim como super decotões na frente.
Também em nome do bom gosto, se você não malha e quer usá-los, matricule-se numa academia já. Não para emagrecer, mas para deixar as pernocas firmes, né? Pernoca flácida com short curtíssimo fica meio feio. E se você já passou dos 40, mesmo tendo corpinho de 20, de modo geral é melhor não usar  (em consultorias individuais analiso isso melhor, mas, como aqui é um blog e não estou vendo você, leitora, então vale a regra geral).
Se tem quadris largos, melhor evitar tanto hot pants e shorts muito curtos como vestidos curtíssimos.
As mesmas dicas valem para o uso de vestidos curtos, com comprimento até o meio da coxa.
Transparências:
Elas aparecem até mesmo nos desfiles masculinos.
Como deixam o corpo exposto, embora coberto por tecido, é preciso cuidado para não ficar vulgar. Aqui cabe uma coisa importantíssima: Cuidado com a lingerie! Um top como esse que a Gisele está usando por baixo da blusa, para usar na rua, vai ficar vulgar. Melhor um maior, como um corset, que esconde mais o corpo. Isso vale para todas as idades, levando-se em conta que, se você está lendo este texto, é porque não quer parecer uma piriguete vulgar.
Barriga de fora:
Elas voltaram! E, embora cause arrepios pensar nas muitas periguetes exibindo seus piercings no umbigo por aí com calças de cós baixíssimo e panças saltitantes, é possível usar barriga de fora sem ficar vulgar ou ridícula.
Barriga de fora com calça de cós muito baixo (mais que 3 dedos abaixo do umbigo) é totalmente proibido para quem quer vestir-se de modo elegante. Calça de cós muito baixo, aliás, é algo que deforma as proporções do corpo (funciona unicamente quando a frente é baixa, sem exageros, e atrás ela tem um cós próximo da altura normal, para alongar o tronco sem que a pessoa corra o risco de mostrar o cofrinho por aí).
Se você tem barriga bastante saliente evite essa tendência ao máximo, pois o risco de ficar feio é grande. Se está grávida e quer mostrar o barrigão, num espírito de Leila Diniz, vá em frente. Se tem uma barriguinha mas a calça ou saia conseguem disfarçá-la, e a parte que ficará exposta entre a calça ou saia e a blusa fica bonita, ótimo!
Se tem seios caídos e quer mostrar a barriguinha usando cós alto, use um sutiã que levante os seios, ou vão parecer ainda mais caídos.
Se já passou dos 40 anos, pode mostrar um pedacinho da barriga, com uma calça ou saia com cós no lugar (2cm acima do umbigo) ou de cós alto. Mas não exagere na quantidade de pele a ser mostrada. É ridículo senhorinhas de 60 anos querendo parecer meninas de 16. Cada idade tem sua beleza! Tenha consciência disso!
Uma forma de mostrar a barriguinha sem ser óbvia é usando recortes laterais na altura da cintura. Esses recortes ficam bacanas para quem tem corpo tipo retangular, pois dão a ilusão de a cintura ser mais fina, e para quem tem corpo ampulheta, que a cintura já é bem definida. Tipo físico oval não fica bem com esses recortes. O uso deles por pessoas de tipos físicos triangulares e triangulares invertidas vai depender de como é o restante da roupa.
***
Em todos os casos acima é importantíssimo salientar que deve-se cuidar do quanto se deixa de pele exposta. Usar uma saia ou short suuuuuuuper curto com um top que é quase do tamanho de um sutiã é periguetismo fatal! Se tiver dúvidas, conheça os planos de atendimento (um ótimo para essas dúvidas eventuais é o “Alô, Vlinder”).
Fotos: UOL Moda
***
Vanessa Versiani
Personal Stylist
Atendimento em todo o Brasil
vanessaversiani@yahoo.com.br